O que você precisa saber?

Perguntas e Respostas

A CM Partners é uma empresa de consultoria para serviços corporativos que ajuda a criar um futuro novo para as empresas. Na prática, o trabalho se destina à reestruturação e transformação de empresas, independente do momento em que elas se encontram. Com base nisso, a CM Partners divide o trabalho de consultoria em quatro frentes:

● reestruturação e turnaround (para empresas que estão próximas da falência);
● melhoria de performance (para negócios que cresceram muito e precisam de uma reestruturação);
● implantação de controladoria e governança (para negócios que cresceram muito e precisam de uma reestruturação);
● estratégia de transformação (para empresas que precisam de algum tipo de mudança e renovação).

A consultoria é feita por profissionais com carreiras e experiências complementares, que se uniram para enfrentar os desafios que marcam a trajetória empresarial, dentro ou fora de um ambiente de crise, e utilizando as melhores soluções e metodologias globais.

Não. Vai depender muito da situação e do momento em que a empresa se encontra. Às vezes, basta só um trabalho de melhoria de performance, por exemplo, ou, então, de gestão de crise quando o foco é esse. O único ponto em comum é a controladoria. Se a empresa não possui uma controladoria ativa, este costuma ser o primeiro passo da equipe da CM Partners. Isso porque, sem medir, não é possível saber a evolução da empresa durante o período de trabalho. Porém, se o foco da consultoria não é esse, o trabalho pode não ser tão aprofundado: implantamos a controladoria apenas como meta para medição de resultados, por exemplo.

Quando a empresa passa a emitir alguns sinais de que a sua sustentabilidade financeira e/ou operacional já não é mais a mesma, ou que não vai conseguir cumprir com algumas obrigações junto aos credores ou partes interessadas, é importante acender o alerta. Alguns desses sintomas podem ser evidentes como, por exemplo:

● a insuficiência de recursos financeiros;
● a rentabilidade;
● o resultado abaixo do esperado;
● a perda de clientes relevantes;
● o declínio das vendas;
● o acesso limitado aos bancos e às linhas de crédito.

Mas, outros casos, pode não ser tão evidente assim, como ausência de reação a projeções setoriais e/ou macroeconômicas. A consultoria, então, tenta reverter esse quadro.

Como?

As estratégias variam muito de negócio para negócio. Mas, basicamente, o foco estará na avaliação do caixa a curto prazo (de forma a assegurar o máximo cumprimento de suas obrigações) e na investigação das variáveis que podem ter levado a empresa a chegar a este cenário. Embora o problema logo venha a refletir na questão financeira, dificilmente ele nasceu ali. A origem pode estar ligada a, por exemplo, um crescimento desorganizado, à forte concorrência, a problemas de gestão, à dificuldade de lidar com uma crise do passado ou, ainda, a uma sucessão malfeita.

Identificado o problema, o próximo passo é trabalhar para evitar que a situação se agrave. Nesta etapa, o foco são estratégias como a redução da necessidade de capital de giro, o aumento dos prazos para pagamento de dívidas, a criação de novos canais de atração de clientes e a melhoria de performance, por exemplo. Também é o momento de reestruturar o planejamento financeiro que consiga catalisar um crescimento sustentável para o negócio com base na situação atual da empresa. Também temos abertura com mais de 50 bancos e instituições financeiras no Brasil e no exterior, se for necessário buscar suporte financeiro fora da empresa.

Os mecanismos de controladoria e governança são os que garantem mais segurança à composição dos resultados da empresa. Quando essas bases estão alinhadas, os diretores, executivos e acionistas passam a ter uma visão mais esclarecedora do negócio, que se constrói em informações e análises rigorosas. Isso proporciona mais clareza para discernir fatos, fragilidades e oportunidades, ajudando nas decisões e na busca da excelência.
A melhoria de performance é voltada para empresas que possuem estabilidade operacional e financeira, mas sabem que podem alcançar melhores rendas e resultados. O foco da consultoria, portanto, é o próprio potencial da empresa: algo que ela já possui, mas ainda não utiliza ou não alcançou. Isso é feito por meio de mudanças internas significativas, que aproveita os próprios recursos que o negócio já tem para alcançar a excelência.

Empresas que estão bem nem sempre precisam de uma ajuda emergencial, como aquelas que enfrentam dificuldades financeiras. Elas têm caixa, dão resultado e possuem uma gestão mais estruturada. Mas, por outro lado, podem ter outros desafios, principalmente aquelas que vêm crescendo rápido demais. Neste caso, um olhar de fora pode ajudar a evitar um problema que está na iminência de acontecer ou, então, agregar valor e melhorar ainda mais os resultados que estão sendo obtidos.

Elas nem sempre percebem que precisam sedimentar processos internos ou reduzir algo que já se tornou desnecessário, por exemplo. Ou não sabem lidar com crises e resolvem os problemas de forma inadequada. Outras ainda mantêm os filhos na gestão e não veem a importância de implementar um Conselho de Administração. Ou, então, cresceu de forma desordenada, não tem controle de indicadores e mantém o processo financeiro suscetível aos altos e baixos do mercado. Além disso, muitas ainda não conhecem a importância de usar a tecnologia e a ciência de dados a seu favor, de forma a ler, entender e aplicar determinadas informações para a tomada de decisões.
Mudar este perfil é o papel da CM Partners. 

Nós atuamos como agente externo que olha o negócio de fora e identifica o que precisa ser feito para estruturar a empresa e gerar melhores resultados e práticas de mercados.

Assim como o atleta profissional, nenhuma empresa vive em alta performance o tempo inteiro. Algo sempre acaba mudando (ou tendo que mudar): o tipo de processo, a cadeia de valor, os canais de distribuição, o tipo de fornecedores, a tecnologia usada ou, até mesmo, a operação e o DNA da empresa. Às vezes, essa mudança é evidente, mas outras nem tanto.

O mercado de brinquedos talvez seja o exemplo mais claro disso. Hoje, nem todas as crianças ficam felizes com uma boneca de plástico, como acontecia no passado, por exemplo. Há inúmeras outras opções à venda, como aquelas que falam, cantam, dançam e até mudam de cor e o mercado se ajustou a oferecer melhores opções para esse público. Ou seja: o objeto da empresa continua sendo o mesmo (fabricar brinquedos), mas o produto final evoluiu com o tempo. Se a boneca não falar, não vai vender. Para a rotina empresarial, essa transformação é imensa. É preciso pensar em novos departamentos que antes eram desnecessários, como o de componentes eletrônicos, por exemplo, para continuar fabricando o mesmo produto. 

Isso é a transformação de um negócio: enxergar além, antecipar as mudanças sociais e se adaptar à evolução do mercado.

O trabalho é bem personalizado. Ele começa com um diagnóstico da empresa, que faz uma avaliação completa da situação em que ela se encontra e analisa a forma como a empresa compra, produz, vende e administra. A CM Partners, então, desenha um plano para o trabalho, que é elaborado por uma equipe multidisciplinar e com diferentes perfis e ajustado e validado com o próprio empresário. Esse plano de trabalho foca no que é bom para a empresa de uma forma geral, sem recair para um ou outro interesse, como a conveniência do empresário, ou dos clientes ou dos stakeholders, por exemplo.

A partir da elaboração desse plano, um consultor passa a acompanhar a empresa de forma frequente e regular para implementar o que foi levantado no plano de trabalho. Além disso, todos os meses, a CM Partners elabora um relatório formal que ajuda a enxergar a realidade e as mudanças da empresa dentro daquele período, apontando o que melhorou, onde ainda há risco e qual é o ponto de equilíbrio atual. Em alguns casos, esse relatório pode ser até semanal. É esse relatório que faz com que o plano de trabalho elaborado inicialmente não seja tão estático e definitivo: ele ajuda a identificar os diferentes momentos da empresa, respeitando os degraus que a empresa vai galgando em direção a outro momento. Esse movimento precisa ser sempre considerado. Ele pode evoluir conforme o resultado apresentado nos relatórios mensais, caminhando junto com a empresa na busca por resultados práticos e efetivos.

A maioria dos contratos dura 18 meses, que é o tempo para fazer um bom trabalho, agregar valor e alavancar os resultados. 

O consultor é quem acompanhará a empresa de perto e atuará junto com o empreendedor e muito próximo da equipe. A ideia é que ele visite a empresa regularmente, não para cobrar resultados, mas, sim, para ajudar a fazê-los aparecer, quase como se fosse mais um dos funcionários. Isso é um dos aspectos que diferencia a CM Partners das demais consultorias que atuam no mesmo ramo: o consultor não entrega o plano de trabalho e volta de tempos em tempos para ver se o que foi previsto está feito. O trabalho dos consultores da CM Partners é no dia a dia, no lado a lado do empreendedor e dos colaboradores. E não só em relação à rotina da empresa, mas também nos próprios bastidores: ao longo de todo o trabalho, o consultor recebe o suporte e a orientação do time de back office da CM Partners, que é composto pelos diretores da consultoria e por uma equipe multidisciplinar com amplas e diversas formações. A base de consulta é muito ampla: temos pessoas muito boas na contabilidade, outras na economia, na engenharia e assim por diante.

Ou seja: o consultor não é uma peça solta. É uma extensão de toda a equipe multidisciplinar: a equipe faz consultas internas o tempo inteiro, garantindo uma resposta mais rápida para problemas específicos e que exigem olhares de uma formação específica. O resultado desse contato é o que chega até a empresa. Dentro deste ciclo, o consultor é o responsável por estar dentro da empresa e trazer uma linguagem mais fácil para o empresário. 

Não é necessário. A consultoria da CM Partners trabalha com o time que a própria empresa já possui para entregar os resultados.  Ao fim da consultoria, entregamos funcionários com competência para executar aquilo que fizemos durante o período do trabalho: pessoal preparado para executar as mesmas práticas, elaborar os mesmos relatórios, ter a mesma visão. O nosso trabalho é fazer com que o time absorva toda a expertise que repassamos ao longo de 18 meses para que a empresa tenha condições de tocar a vida de forma independente. 

Ao contrário do que muita gente pensa, contratar uma consultoria não é sinal de fraqueza ou de incapacidade, por exemplo. Bem pelo contrário. É inteligente o empreendedor buscar suporte especializado para detectar desvios, recalcular a rota e corrigir problemas ou questões que ele não está enxergando ou não está conseguindo resolver. 

Líderes de negócio, executivos e acionistas nem sempre são especialistas em tudo ou, às vezes, estão tão envolvidos com o negócio que não conseguem perceber o que se passa ou as tendências que se avizinham. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, as empresas já romperam com esse estigma. A contratação de consultorias por lá é uma tradição empresarial: quase todas fazem isso. Se o brasileiro agisse da mesma forma, talvez muitos negócios não teriam chegado tão perto de quebrar ou de gerar tanta preocupação e estresse para o empreendedor.

A consultoria oferecida pela CM Partners vai muito além da recuperação dos números e da melhoria das finanças e contabilidade. A boa saúde financeira de um negócio reflete também na vida das pessoas que atuam e dependem do negócio para viver e, muitas vezes, sobreviver – às vezes, muito mais do que o próprio acionista. O impacto social que esse tipo de trabalho gera e causa na vida de tanta gente é o que move a nossa equipe.

Vislumbramos esse propósito de forma muito clara. O nosso papel é deixar um legado na empresa, que transcende o trabalho em si, seu início e seu fim, mas que se perpetua no tempo, na ampliação do ciclo de vida das empresas clientes.